top of page

Bolsa com História ♻️


ree

No mês do Meio Ambiente viemos te contar a história desse modelo de bolsa centenária e sua reutilização com matéria prima Upcycling! Esse modelo faz parte de uma exclusiva coleção limitada sustentável lançada no final do ano passado ( Releitura Acessível e Upcycling)!


ree

Porém estamos dando de presente para clientes que comprarem esse mês!

Pois não trata-se de um modelo autoral Abicatori e sim de um modelo utilizado por décadas de várias formas por pessoas do mundo inteiro

ree

além de ser o modelo básico que você aprende ao fazer bolsa em vários cursos de patchwork e moda! Poderia ser considerado Patrimônio Mundial.

As formas de usabilidade são infinitas, de bolsa à estojo ecológico de conservar alimentos na geladeira! Uma das mais antigas era chamada de necesser[1] (do francês nécessaire, 'necessário') é um pequeno estojo, ou uma maleta, que serve para conter e transportar artigos de higiene pessoal e maquiagem.[2]

A necesser é um recipiente utilizado para colocar pequenos frascos, pincéis, tesouras, escovas, maquiagens e outras coisas utilizadas para as operações de beleza e higiene. Elas são usadas para armazenar ou transportar os produtos, especialmente para uma viagem. Na Bíblia já se fazia referência no livro de Isaías, capítulo 3:16, que diz:  “Naquele dia tirará o Senhor os seus enfeites: os anéis ... as caixinhas de perfumes, os mantos, os xales, as bolsas, os espelhos, as capinhas de linho e as tiaras. (Essa palavras foram escritas entre os anos de 750 a.C.)

ree

E por muitos anos, as bolsas foram usadas atadas à cintura ( início da pochete) de homens e mulheres, tinham o nome de “bolsos”. Os “bolsos” eram confeccionados em diferentes tipos de Materiais e adquiriram tal importância que eram deixados em testamento para parentes e amigos, usados igualmente por homens e mulheres.


ree

Em 1930 sendo utilizada também como Clutch ou em português bolsa carteira!


ree

Outra Utilização foi no estilo tiracolo Hippie, movimento que surgiu nos Estados Unidos no final da década de 60 e tinha como princípio a liberdade, a paz e o amor, já o Boho (ou Bohemian) ainda estava para nascer em outro continente. Na Europa, esse estilo teve forte inspiração dos boêmios da década de 20 e, em 70, o movimento que unia moda e arte ganhou as ruas de Londres.


É lindo o trabalhos que várias marcas vem fazendo por décadas com esse modelo, utilizando-o de formas diferentes e criativas! E ninguém pode se dar ao “luxo” de dizer que é autoral. Por já se tornar tão popular!


A @abicatori fez uma releitura em uma micro coleção limitada! Mas como gostamos de reciclar e reutilizar daremos esse Mimo Sustentável feito com material de reuso e sobra de tecidos no mês do Meio Ambiente! 💚♻️🌍👏🏿👏🏾👏🏽👏🏼


Referências


  1. «Necesser». Dicionário Informal. 28 de agosto de 2018. Consultado em 25 de maio de 2019

  2. Salvador Ruiz Céspedes. Para No Olvidar. [S.l.: s.n.] p. 107–. ISBN 9788492662500

  3. Autocoaching: Com aconseguir el millor d’un mateix (CAT). [S.l.: s.n.] p. 31–. ISBN 9781409204039


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Para todo Brasil: Frete com 50% Desconto ou FRETE GRÁTIS a partir de R$450 + Mimo ♡
  • White Pinterest Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page