Bolsa com História ♻️


No mês do Meio Ambiente viemos te contar a história desse modelo de bolsa centenária e sua reutilização com matéria prima Upcycling! Esse modelo faz parte de uma exclusiva coleção limitada sustentável lançada no final do ano passado ( Releitura Acessível e Upcycling)!


Porém estamos dando de presente para clientes que comprarem esse mês!

Pois não trata-se de um modelo autoral Abicatori e sim de um modelo utilizado por décadas de várias formas por pessoas do mundo inteiro

além de ser o modelo básico que você aprende ao fazer bolsa em vários cursos de patchwork e moda! Poderia ser considerado Patrimônio Mundial.

As formas de usabilidade são infinitas, de bolsa à estojo ecológico de conservar alimentos na geladeira! Uma das mais antigas era chamada de necesser[1] (do francês nécessaire, 'necessário') é um pequeno estojo, ou uma maleta, que serve para conter e transportar artigos de higiene pessoal e maquiagem.[2]

A necesser é um recipiente utilizado para colocar pequenos frascos, pincéis, tesouras, escovas, maquiagens e outras coisas utilizadas para as operações de beleza e higiene. Elas são usadas para armazenar ou transportar os produtos, especialmente para uma viagem. Na Bíblia já se fazia referência no livro de Isaías, capítulo 3:16, que diz:  “Naquele dia tirará o Senhor os seus enfeites: os anéis ... as caixinhas de perfumes, os mantos, os xales, as bolsas, os espelhos, as capinhas de linho e as tiaras. (Essa palavras foram escritas entre os anos de 750 a.C.)

E por muitos anos, as bolsas foram usadas atadas à cintura ( início da pochete) de homens e mulheres, tinham o nome de “bolsos”. Os “bolsos” eram confeccionados em diferentes tipos de Materiais e adquiriram tal importância que eram deixados em testamento para parentes e amigos, usados igualmente por homens e mulheres.


Em 1930 sendo utilizada também como Clutch ou em português bolsa carteira!



Outra Utilização foi no estilo tiracolo Hippie, movimento que surgiu nos Estados Unidos no final da década de 60 e tinha como princípio a liberdade, a paz e o amor, já o Boho (ou Bohemian) ainda estava para nascer em outro continente. Na Europa, esse estilo teve forte inspiração dos boêmios da década de 20 e, em 70, o movimento que unia moda e arte ganhou as ruas de Londres.


É lindo o trabalhos que várias marcas vem fazendo por décadas com esse modelo, utilizando-o de formas diferentes e criativas! E ninguém pode se dar ao “luxo” de dizer que é autoral. Por já se tornar tão popular!


A @abicatori fez uma releitura em uma micro coleção limitada! Mas como gostamos de reciclar e reutilizar daremos esse Mimo Sustentável feito com material de reuso e sobra de tecidos no mês do Meio Ambiente! 💚♻️🌍👏🏿👏🏾👏🏽👏🏼


Referências


  1. «Necesser». Dicionário Informal. 28 de agosto de 2018. Consultado em 25 de maio de 2019

  2. Salvador Ruiz Céspedes. Para No Olvidar. [S.l.: s.n.] p. 107–. ISBN 9788492662500

  3. Autocoaching: Com aconseguir el millor d’un mateix (CAT). [S.l.: s.n.] p. 31–. ISBN 9781409204039

0 visualização
  • White RSS Icon
  • White Google Places Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Flickr Icon
  • White Tumblr Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
Chat on-line Clique Aqui!
Chat on-line Clique Aqui!
Chat on-line Clique Aqui!
SSL SECURE
SSL SECURE
SSL SECURE
  • TikTok
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon