No mês do Meio Ambiente viemos te contar a história desse modelo de bolsa centenária e sua reutilização com matéria prima Upcycling! Esse modelo faz parte de uma exclusiva coleção limitada sustentável lançada no final do ano passado ( Releitura Acessível e Upcycling)!
Porém estamos dando de presente para clientes que comprarem esse mês!
Pois não trata-se de um modelo autoral Abicatori e sim de um modelo utilizado por décadas de várias formas por pessoas do mundo inteiro
além de ser o modelo básico que você aprende ao fazer bolsa em vários cursos de patchwork e moda! Poderia ser considerado Patrimônio Mundial.
As formas de usabilidade são infinitas, de bolsa à estojo ecológico de conservar alimentos na geladeira! Uma das mais antigas era chamada de necesser[1] (do francês nécessaire, 'necessário') é um pequeno estojo, ou uma maleta, que serve para conter e transportar artigos de higiene pessoal e maquiagem.[2]
A necesser é um recipiente utilizado para colocar pequenos frascos, pincéis, tesouras, escovas, maquiagens e outras coisas utilizadas para as operações de beleza e higiene. Elas são usadas para armazenar ou transportar os produtos, especialmente para uma viagem. Na Bíblia já se fazia referência no livro de Isaías, capítulo 3:16, que diz: “Naquele dia tirará o Senhor os seus enfeites: os anéis ... as caixinhas de perfumes, os mantos, os xales, as bolsas, os espelhos, as capinhas de linho e as tiaras. (Essa palavras foram escritas entre os anos de 750 a.C.)
E por muitos anos, as bolsas foram usadas atadas à cintura ( início da pochete) de homens e mulheres, tinham o nome de “bolsos”. Os “bolsos” eram confeccionados em diferentes tipos de Materiais e adquiriram tal importância que eram deixados em testamento para parentes e amigos, usados igualmente por homens e mulheres.
Em 1930 sendo utilizada também como Clutch ou em português bolsa carteira!
Outra Utilização foi no estilo tiracolo Hippie, movimento que surgiu nos Estados Unidos no final da década de 60 e tinha como princípio a liberdade, a paz e o amor, já o Boho (ou Bohemian) ainda estava para nascer em outro continente. Na Europa, esse estilo teve forte inspiração dos boêmios da década de 20 e, em 70, o movimento que unia moda e arte ganhou as ruas de Londres.
É lindo o trabalhos que várias marcas vem fazendo por décadas com esse modelo, utilizando-o de formas diferentes e criativas! E ninguém pode se dar ao “luxo” de dizer que é autoral. Por já se tornar tão popular!
A @abicatori fez uma releitura em uma micro coleção limitada! Mas como gostamos de reciclar e reutilizar daremos esse Mimo Sustentável feito com material de reuso e sobra de tecidos no mês do Meio Ambiente! 💚♻️🌍👏🏿👏🏾👏🏽👏🏼
Referências
↑ «Necesser». Dicionário Informal. 28 de agosto de 2018. Consultado em 25 de maio de 2019
↑ Salvador Ruiz Céspedes. Para No Olvidar. [S.l.: s.n.] p. 107–. ISBN 9788492662500
↑ Autocoaching: Com aconseguir el millor d’un mateix (CAT). [S.l.: s.n.] p. 31–. ISBN 9781409204039
Comments